Anuncios

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conforto Ambiental

Para quem busca um ambiente que ao mesmo tempo seja agradável e eficiente (em termos de economia de energia), deve sempre procurar profissionais que tenham pleno domínio do assunto.

O conforto ambiental nada mais é do que adequar os princípios físicos envolvidos e as necessidades do ambiente. Nessescidades estas que se dividem em temperatura, luz, acústica e visual. A seguir entrarei em maiores detalhes sobre cada uma destas necessidades apontando as razões, benefícios, de se avaliar bem estas enquanto se faz o projeto de reforma ou construção de um imóvel, seja ele residencial ou comercial.

CONFORTO TÉRMICO
Basicamente podemos, para resumir pois é um assunto bem extenso, descrever as reações encontradas em ambientes quentes e frios:

Reação ao frio

Quando as condições ambientais proporcionam perdas de calor do corpo além das necessárias para a manutenção de sua temperatura interna constante, o organismo reage por meio de seus mecanismos automáticos (sistema nervoso simpático), buscando reduzir as perdas e aumentar as combustões internas. A redução de trocas térmicas entre o indivíduo e o ambiente se faz através do aumento da resistência térmica da pele por meio de vasoconstrição, arrepio e tiritar. O aumento das conbustões internas (termogênese) se faz através do sistema glandular endócrino.

Reação ao calor

Quando as perdas de calor são inferiores às necessárias para a manutenção de sua temperatura interna constante, o organismo reage por meio de seus mecanismos temo-reguladores, proporcionando condições de trocas de calor mais intensa entre o organismo e o ambiente, e reduzindo as conbustões internas. O incremento ds perdas de calor para o ambiente se faz por meio da vasodilatação e da exsudação (suor). A redução das conbustões internas (termólise) também se faz através do sistema glandular endócrino.

CONFORTO LUMÍNICO (LUZ)

Cosmo Palasio de Morais Junior, autor do artigo online "Considerações sobre Iluminação e Trabalho", consegue descrever em poucas linhas e palavras a situação e a importancia da qualidade de Iluminação em ambientes:

"[...] o processo da visão é bastante complexo e implica em uma série de fatores. Por isso mesmo é de grande importância tanto para a segurança das pessoas como para a qualidade do produto que a iluminação do posto de trabalho seja adequada as exigências da tarefa. Iluminação insuficiente implicam diretamente na perda de desempenho e no aumento do número de acidentes.

Um antigo e interessante estudo feito por Dall em 1973 – mostrava a influência da intensidade luminosa sobre o desempenho, refugo e acidentes:



A qualidade da iluminação dos postos de trabalho não é definida apenas pelo nível de iluminação. Deve-se levar em conta também a distribuição da densidade luminosa, a limitação do ofuscamento, a direção da luz e da sombra e a cor da luz e reprodução das cores. Sempre que possível deve-se buscar também uma iluminação uniforme

CONFROTO ACÚSTICO


O conforto acústico é uma condição importante a procurar para alcançar bem-estar. A ausência de conforto acústico condiciona fortemente a nossa saúde e a nossa produtividade.
Condições acústicas desfavoráveis acarretam problemas como: dificuldade de
comunicação, irritabilidade e efeitos nocivos à audição e saúde.
O tratamento acústico visa atenuar o nível de energia sonora, através de isolamento
atenuador, tratamento absorvente ou os dois combinados.

CONFORTO VISUAL

os efeitos danosos resultantes dos impactos visuais causados por determinadas ações e atividades, a ponto de: prejudicar a saúde, a segurança e o bem estar da população; criar condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetar desfavoravelmente a biota; afetar as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente. Em forma de poluição se apresenta através das pichações, da disposição inadequada do lixo, da extensão de redes aéreas, dos monumentos mal cuidados, bem como, pelo elevado número de cartazes publicitários, placas, painéis e letreiros, os quais se multiplicam pela cidade encontrando-se espalhados por todos os cantos e paredes, com propagandas das mais diversas origens que acabam por agredir, de uma forma ou de outra às outras pessoas, gerando diversos malefícios.

Pode-se presumir então que, a busca pelo equilibrio entre temperatura, sons e ruídos, luminosidade e estudo visual do ambiente, são promordiais em um projeto arquitetonico, pois com estes fatores bem casados é possível desenvolver ambientes que cada vez fiquem personalizados e agradáveis a quem irá desfrutá-lo.

Para maiores informações, pesquisas ou agendamento entrar em contato com a autora do blog.





Fontes:
http://pt.shvoong.com
http://www.ecivilnet.com
http://www.macamp.com.br
http://8541069592998557813-a-1802744773732722657-s-sites.googlegroups.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário