Anuncios

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Como aproveitar a luz do Sol e economizar energia

Acordar de manhã abrir a janela e sentir aquele calorzinho do Sol...Oh, coisa boa né?!

Se você vai construir fica fácil pedir que seja considerada a entrada de luz natural, mas quando a casa já existe e você gostaria de utilizar mais esta iluminação natural e gratuita é que temos que usar a criatividade...nem sempre os projetos foram feitos para aproveitar a luz natural e sim para cumprir os padrões de abertura da ABNT.

Então, hoje vou escrever um pouco sobre como aproveitar a iluminação natural, deixando o ambiente mais aconchegante e diminuindo a conta de energia no final do mês (perfeito).

  • Uma cor clara na parede oposta a janela ajuda a refletir a luminosidade pelo ambiente todo.
  • O chão com cores claras também, mas se o seu for mais escurinho, pode adicionar elementos claros, como tapetes esteiras claros, etc. Mas cuidado para não exagerar na dose!
  • Cortinas translucidas também podem ajudar na iluminação e ainda sim dar privacidade.
  • Espelhos são ótimos SE USADOS COM SABEDORIA. Na verdade penso que esta é a melhor dica para quem quer economizar energia e ainda assim aproveitar a iluminação natural.
Abaixo vou colocar imagens retiradas do Google Imagens, para ilustrar as dicas acima, com alguns comentários:




 http://decoracaodecasa.com.br/wp-content/uploads/2011/05/tres-espelhos.jpg?1d89f5
Espelhos na parede oposta. Prestem atenção que estes espelhos podem ser adquiridos sem ter que usar muitos recursos financeiros, com um pouco de criatividade tudo pode ser melhorado. Um espelho baratinho pode ganhar uma cor de moldura diferente ou aplicações que combinem com o restante da decoração.


http://src.odiario.com/Imagem/2012/07/21/g_2207construir-23espelho01.jpg
Se vocês está disposto a gastar um pouco mais, aposte nas formas arredondadas em paredes opostas de destaque. Use como um artifício de ponto de tensão na decoração. Fica Bom!



Esta ideia também pode ser bem interessante, são espelhos das lojas de 1,99, aqueles bem baratinhos mesmo...

Este truque, que também foi mencionado acima, é o de colocar uma parede clara na parede oposta a da janela. Neste caso mesmo usando uma cor escura para dar um toque de personalidade a sala, a parede e o teto claros, ajudaram a espalhar a iluminação pelo ambiente.


Outro exemplo de que mesmo usando cores escuras, as placas de concreto na parede oposta a janela ajudam na iluminação sem deixar de ter seu estilo abalado...

Enfim, se ainda restar duvidas a respeito deixem as perguntas que responderei com o maior prazer...

Abraços








Um comentário: