Anuncios

terça-feira, 14 de julho de 2015

SUSTENTÁVEL X ECOLÓGICO



Olá!

Hoje resolvi postar sobre uma dúvida frequente...

As pessoas sempre me param e perguntam sobre construção sustentável – sempre comentam o quanto atual é o tema. A questão é porque este tema fascina tanto e ao mesmo tempo tem tão poucos adeptos?

Algumas pessoas acham “lindo” quando falamos que algo, alguma coisa é sustentável e / ou ecológica, mas o grande problema é que poucas sabem realmente o que tem por trás deste conceito tão popularmente colocado nas mídias nos tempos atuais. Não que seja ruim o conceito estar sendo vinculado ao conhecimento popular, das grandes massas – afinal hoje toda criança sabe que devemos cuidas do nosso planeta e se elas sabem os adultos também sabem – mas o assunto acabou sendo usado como forma de marketing para que certos assuntos ou produtos tenham maior destaque.

Ótimo, do ponto de vista de divulgação, mas por outro lado o que realmente existe por trás destes conceitos?

Resolvi escrever sobre isto em virtude das perguntas que são feitas quase que diariamente sobre o assunto. Vou colocar um pouco de conceito, logo abaixo.

 O que é sustentável?
Segundo o dicionário eletrônico PRIBERAM (2015):
adjetivo de dois gêneros
1. Que se pode sustentar.
2. Que se pode defender.
3. Que tem condições para se manter ou conservar (ex.: desenvolvimento sustentável). = SUSTENTADO

Para simplificar o termo, podemos definir como algo que conseguie se sustentar, se conservar, se manter, por um período prolongado.


O que é ecológico?
O mesmo dicionário define ecológico como:
(ecologia + -ico)
adjetivo
1. Relativo a ecologia.
2. Que respeita princípios ambientais. = VERDE
3. Que defende o ambientalismo. = AMBIENTALISTA

Ou seja, algo que respeita a relação entre os seres vivos com seu meio natural.

Tendo lhes apresentado os dois conceitos fica visível que os conceitos se complementam de maneira que tudo que é sustentável é ecológico, mas nem tudo que é ecológico é sustentável.
Para dizermos que algo é sustentável temos que levar em conta toda a cadeia produtiva, desde a retirada da matéria prima da natureza até o descarte final e este ciclo tem que ser fechado, pois tem que se conservar.
De maneira mais abrangente dizemos que algo é sustentável quando leva em conta o processo de retirada da matéria prima, a maneira com que é produzido e o descarte. Quando algo pode ser reaproveitado sendo reutilizado ou reciclado no final de sua cadeia.
Vale fazer uma analise do ciclo reverso, para ficar mais fácil a compreensão.
Quando dizemos que algo é ecológico estamos salientando que são respeitados alguns conceitos e a maneira como o produto interage com o meio, de “maneira respeitosa”.
 Bem...são conceitos que podem ser levados em discução durante dias a fio sem chegar a um senso comum, mas penso que consegui passar de maneira resumida os conceitos.
Por favor fiquem a vontade para comentar e colocarem suas perspectivas.

Abraços a todos!!




REFERENCIAS

"ecologico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/ecologico [consultado em 14-07-2015].
  "sustentável", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/sustent%C3%A1vel [consultado em 14-07-2015].



Um comentário: